Concurso GMM Manaus: Confira as questões passíveis de recurso

Terça, 20 de fevereiro de 2024

Concurso GMM Manaus: Confira as questões passíveis de recurso

Autor: Luciana Santos | Atualizado: 20/10/2023 às 15:30

Gabarito Preliminar do Concurso da Guarda Municipal de Manaus é publicado!

Foi publicado o gabarito preliminar do Concurso da Guarda Municipal de Manaus. O candidato pode acessar no site da Banca IBFC, www.ibfc.org.br. Vale lembrar também do prazo para interpor recursos. Saiba mais a seguir!

Recursos Concurso GMM Manaus

A partir das 09h do dia 20/02/2024 até às 16h do dia 22/02/2024 (horário de Manaus) estará disponível no endereço eletrônico da Banca IBFC, o link para impetrar recurso contra o gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva.

É responsabilidade do candidato, ao acessar o sistema, interpor seu recurso no ambiente específico correspondente a cada questão, não sendo analisados  recursos que estiverem fora do ambiente da questão a que se refere. Portanto, recursos protocolados incorretamente não serão analisados.

 

CONFIRA O GABARITO PRELIMINAR DO CONCURSO GMM MANAUS

 

Questões passíveis de anulação 

⚠️ Atenção: Os recursos foram elaborados pelos professores do Ser Aprovado como forma de orientar o aluno. É importante ressaltar que, caso muitas pessoas copiem e colem o mesmo texto apresentado no recurso, a banca pode não considerar. Por isso, é interessante que vocês, candidatos, alterem algumas palavras e reescrevam o texto do jeitinho de vocês. Um ponto faz bastante diferença nessa 1ª fase do concurso! #boraquerer🚀

Informática - Prof. Matheus Santos

Questão Número 12

Gabarito Preliminar da Banca: A.

Gabarito Extraoficial elaborado pelo Professor Matheus Santos: Anulação
Enunciado da Questão: Em ambientes empresariais de menor porte, existe uma topologia de rede que é predominante. Diante do exposto assinale a alternativa que apresenta esta tal topologia de rede predominante.

a) Estrela

b) Híbrida 

c) Anel 

d) Espiral

e) Barramento

Fundamentação: A questão versa sobre os conhecimentos das topologias utilizadas em redes de computadores. De acordo com Tanenbaum, a topologia de rede trata-se do canal que realiza a conexão do meio de rede aos computadores e outros componentes de uma rede de computadores. Assim, pode-se encontrar em muitas organizações topologias Anel, Barramento, Estrela, Árvore, Malha, entre outros. 

A questão, ao afirmar que em ambientes empresariais de “MENOR PORTE” a topologia predominante é ESTRELA, traz a avaliação de forma ampla deixando margem para diversas interpretações como é o caso de ambientes de menor porte que implantam topologia ANEL por ter um ótimo custo-benefício, fácil de identificar problemas de desempenho, ou até mesmo topologia Barramento que é muito utilizada em ambientes de redes menores apresentando-se como uma solução econômica, layout simples e flexibilidade para alongamento da rede.

Vale lembrar que a topologia pode ser física ou lógica e a questão apresenta poucos elementos para julgamento limitando-se unicamente ao fato de ser ambiente empresarial de menor porte (que pode ser abrangido por qualquer uma dessas topologias) e o termo “predominante”, mas não traz dado técnico para avaliação e classificação da rede.

Portanto, em função da ausência de elementos que tragam um julgamento técnico para avaliação do item, solicita-se, respeitosamente, a ANULAÇÃO da questão.

Noções de Direito - Prof. Ivo Martins

Questão Número 32

Gabarito Preliminar da Banca: A.

Gabarito Extraoficial elaborado pelo Professor Ivo Martins: Anulação
Enunciado da Questão: 
A Constituição Federal dispõe sobre os princípios aplicáveis à República Federativa do 
Brasil nas suas relações internacionais. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresente incorretamente um desses princípios:

a) Prevalência dos direitos humanos
b) Pluralismo político
c) Cidadania
d) Legalidade
e) Desenvolvimento nacional

Fundamentação: Data máxima vênia, a questão 32 merece ser ANULADA em razão dos seguintes argumentos:

O enunciado propôs que a “Constituição Federal dispõe sobre os princípios aplicáveis à República Federativa do Brasil...” e foi específico quanto às suas RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Pois bem! Se o enunciado pediu que o candidato assinalasse a alternativa que apresentasse incorretamente um dos princípios aplicáveis às suas relações internacionais, não poderia a banca indicar como gabarito a letra A, tendo em vista que a Prevalência dos direitos humanos é a ÚNICA alternativa que representa um princípio em que a RFB se rege em suas relações internacionais e, via de consequência, as letras  B, C, D e E, estariam, como de fato estão, incorretas, pois: Pluralismo político é Fundamento da RFB; Cidadania é Fundamento da RFB; Legalidade é Princípio da Administração Pública; e Desenvolvimento nacional é Objetivo fundamental da RFB. Logo, a questão 32 apresentaria 4 (quatro) alternativas incorretas.

Assim, analisando detidamente o enunciado tudo nos leva a crer que a questão 32 deveria ter pedido a alternativa que apresentasse “corretamente” um dos desses princípios, o que também coincidiria com a letra A, todavia, como pediu a alternativa incorreta, existem 4 (quatro), INCORRETAS, B, C D e E, fato que prejudicou sobremaneira o julgamento objetivo da questão.

Pelo exposto, requer o candidato o provimento do presente recurso a fim de que esta banca promova a ANULAÇÃO da questão 32, com a respectiva atribuição do ponto.

Legislação - Prof. Ivo Martins

Questão Número 54

Gabarito Preliminar da Banca: E.

Gabarito Extraoficial elaborado pelo Professor Ivo Martins: Alteração de Gabarito/Anulação
Enunciado da Questão: 
A respeito dos crimes e das penas previstos no 
Estatuto do Desarmamento, assinale a alternativa correta.

a) O crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido é insuscetível de liberdade provisória.
b) O crime de disparo de arma de fogo é insuscetível de liberdade provisória.
c) O crime de comércio ilegal de arma de fogo é inafiançável.
d) O crime de omissão de cautela é inafiançável.
e) O crime de tráfico internacional de arma de fogo é insuscetível de liberdade provisória.

Fundamentação: Data máxima vênia, a questão 54 merece ter o gabarito alterado para letra C, em razão dos seguintes argumentos:
Essa r. banca apontou como gabarito a questão segundo a qual: “o crime de tráfico internacional de arma de fogo é insuscetível de liberdade provisória”. Pois bem! Em que pese tal disposição coincidir com os termos estatuídos no art. 21 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), tal disposição foi declarada inconstitucional a teor da ADIN 3112, in verbis:

(...)

Ação julgada parcialmente procedente quanto à proibição do estabelecimento de fiança e liberdade provisória.

(...)

IV – Insusceptibilidade de liberdade provisória quanto aos delitos elencados nos arts. 16, 17 e 18. Inconstitucionalidade reconhecida, visto que o texto magno não autoriza a prisão ex lege, em face dos princípios da presunção de inocência e da obrigatoriedade de fundamentação dos mandados de prisão pela autoridade judiciária competente.

Desta forma, ainda que a questão dada como gabarito, tenha feito menção às disposições do Estatuto do Desarmamento, fato é que o crime de tráfico internacional de arma de fogo NÃO é insuscetível de liberdade provisória, tal como assento o nosso Supremo Tribunal Federal, no julgamento da ADI 3112.

Ademais, ainda que se admita pela manutenção do gabarito ao argumento de que o examinador cobrou apenas a literalidade do Estatuto, tal argumentação impede o julgamento objetivo da questão, razão pela qual a letra E não deve ser mantida como gabarito.

DA MODIFICAÇÃO DO GABARITO PARA A LETRA C

Lado outro, deve entender como correta a letra C, uma vez que sua disposição é clara no seguinte sentido: “O crime de comércio ilegal de arma de fogo é inafiançável”. Tal assertiva é verdadeira, senão veja-se:

Pela simples leitura do art. 1, parágrafo único, III da Lei 8.072/90, verifica-se que a conduta do art. 17 da Lei 10.826/03 (comércio internacional de arma de fogo) está etiquetada como hedionda, por força do advento do pacote anticrime e se assim o é, TODOS OS CRIMES HEDIONDOS são insuscetíveis de fiança, conforme o art. 2, II da Lei 8.072/90.

Pelo exposto, requer-se o provimento do recurso a fim de que seja deferida a ALTERAÇÃO DO GABARITO DA LETRA E PARA A LETRA C.

DA ANULAÇÃO POR COMPLETO DA QUESTÃO

Ademais, ad argumentando tantum, ainda que não se admita a retificação do gabarito da letra E para a letra C, a questão deve ser anulada in totum, uma vez que em razão dos argumentos acima escandidos e em face da celeuma ora aventada, sem dúvidas, restaria prejudicado o julgamento objetivo da questão como um todo, merecendo então, acaso não se entenda pela alteração do gabarito, a sua anulação por completa, com a respectiva atribuição de ponto.

Sobre o Concurso GMM Manaus

De acordo com o edital, serão ofertadas 200 vagas para o cargo de Guarda Municipal de Manaus, sendo 190 vagas para ampla concorrência e 10 vagas para pessoas com deficiência. O candidato aprovado pertencerá ao regime estatutário, o que concede estabilidade na carreira.

CARGO

VAGAS

SALÁRIO

Técnico Municipal I - Guarda Municipal

200 + CR

2.689,78

Além do salário inicial de R$ 2.689,78, o candidato aprovado receberá os seguintes benefícios, conforme previstos em lei municipal:

  1. Gratificação de Periculosidade;
  2. Auxílio Alimentação;
  3. Auxílio -Transporte; e,
  4. Gratificação de Salário Produtividade.

Conheça as etapas do concurso

Os candidatos ao concurso da Guarda Municipal de Manaus serão avaliados mediante aplicação de 5 (cinco) etapas, conforme descritas a seguir:

  • Prova Objetiva e Redação – eliminatório e classificatório;
  • Teste de Aptidão Física (TAF)  – Eliminatório;
  • Exames Médicos  – Eliminatório;
  • Avaliação Psicológica  – Eliminatório; e
  • Curso de Formação  – Eliminatório e Classificatório.

Todas as etapas serão realizadas na cidade de Manaus, capital, sob responsabilidade do IBFC, organizador do certame, com exceção do curso de formação. Este último será executado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), integrante da estrutura da SEMAD.

Provas Objetivas e Redação

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas e apenas 1 (uma) considerada a correta, de caráter eliminatório e classificatório, sendo composta pelas seguintes disciplinas e número de questão, respectivamente:

Prova objetiva do Concurso Guarda Municipal de Manaus

A etapa será avaliada na escala de 0 (zero) a 70 (setenta) pontos, considerando-se HABILITADO nesta etapa o candidato que obtiver:

  1. Tenha alcançado, no mínimo, 4,5 pontos na prova de conhecimentos gerais;
  2. tenha alcançado, no mínimo, 16,5 pontos na prova de conhecimentos específicos; e
  3. tenha alcançado, no mínimo, 35 pontos do total da prova objetiva.

Prova de Redação

A Prova de Redação será aplicada para todos os candidatos ao cargo de Guarda Municipal de Manaus no mesmo dia e horário das Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Serão corrigidas as Provas de Redação dos candidatos HABILITADOS na prova Objetiva e que estejam classificados dentro do limite, conforme o quadro abaixo, além dos empates na última posição de classificação, se houver:

Classificação para Correção da Prova Redação do Concurso Guarda Municipal de Manaus

A Prova de Redação terá eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos, considerando-se HABILITADO o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 10 (dez) pontos.

Teste de Aptidão Física

O Teste de Aptidão Física (TAF) consistirá na execução dos testes, conforme a seguir:

TAF Concurso Guarda Municipal de Manaus

Serão convocados os candidatos para a 2ª etapa - Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, os candidatos que foram APROVADOS na 1ª Etapa - Prova Objetiva e Redação.

Os desempenhos exigidos no TAF destinam-se à avaliação da força, da resistência muscular e da capacidade aeróbia, dos candidatos com deficiência ou não, conforme as normas estabelecidas no edital, tendo em vista a aptidão física necessária para suportar as exigências do Curso de Formação, e desenvolver as competências técnicas necessárias ao eficaz desempenho das atribuições do cargo de Técnico Municipal I - Guarda Municipal.

 

Confira a Análise do Edital do Concurso da Guarda Municipal de Manaus em 15 minutos

Receba gratuitamente no seu celular as novidades sobre o concurso da Guarda Municipal de Manaus.

Clique no link abaixo e inscreva-se: ⬇️

PARTICIPE DO GRUPO DE ESTUDOS GMM MANAUS

📝 Resumo do Concurso Guarda Municipal de Manaus 2023

Concurso GMM Manaus

Guarda Municipal de Manaus

Situação atual

Edital publicado

Banca organizadora

IBFC

Cargos

Guarda Municipal

Escolaridade

Nível Médio

Carreiras

Policial

Lotação

Manaus/AM

Número de vagas

200 imediatas

Remuneração

de R$ 2.689,78

Inscrições

de 11/12/2023 a 15/01/2024

Taxa de inscrição

R$ 110,00

Data da prova objetiva

 18/02/2024

🔗 Clique aqui para fazer o download do edital do concurso GMM Manaus 2023

 

Palavras-chave: guarda municipal, concurso público, manaus